Um semestre de fôlego: a Malha Fina em retrospectiva

por: Pacelli Dias Alves de Sousa e Mariana Costa Mendes

Este foi um semestre de fôlego para a Malha Fina Cartonera: aproximadamente 1400 capas e contracapas pintadas, cinco livros publicados, diversas oficinas, eventos de lançamento, organização dos eventos associados ao II Seminário Internacional A Poesia como Língua Franca, além da preparação da nova coleção da cartonera.

Em 9 de março, realizamos a primeira oficina cartonera do ano na FFLCH. A oficina contou com mais de 20 participantes que aprenderam como funciona todo o processo de produção de um livro cartonero: desde o corte do papelão até a aplicação do título nas capas.

(Momento da pintura)

Momento da pintura. Foto: Caroline Costa Pereira

(Sala de trabalho)

Sala de trabalho. Foto: Caroline Costa Pereira.

Nesses primeiros meses do ano, também pudemos conhecer mais sobre as cartoneras existentes na América Latina e em outros países com o artigo “As Cartoneras pelo Mundo”, de Mariana Costa Mendes.

No dia 15 de abril, no Centro Universitário Maria Antonia, lançamos nossos primeiros livros, uma pequena coleção de literatura brasileira contemporânea composta por quatro obras: 22 poemas, de Fabiano Calixto, Os olhos dos pobres de Julián Fuks, Diálogos e Incorporações de Juliano Garcia Pessanha e O pretexto para todos os meus vícios de Heitor Ferraz. Estes livros foram feitos em parceria com outras editoras cartoneras: a Mariposa Cartonera do Recife, a Yiyi Jambo de Ponta Porã e a La Sofia Cartonera, de Córdoba, na Argentina. A escolha desses autores foi feita por se tratar de:

“autores importantes no cenário contemporâneo da literatura brasileira, (re)conhecidos por suas obras literárias e por seu papel na discussão sobre o atual status da literatura. Isto porque compartilham um posicionamento de escrita: são escritores também ligados à academia, como pesquisadores e/ou professores. Posição que não fica à parte, mas emerge nas incorporações que trazem à escritura, tanto da tradição literária quanto de outros discursos, como a filosofia ou a música.”

O trecho anterior foi retirado de uma resenha sobre as publicações, escrita por Pacelli Dias Alves de Sousa e publicada aqui no blog: “Coedições e outras considerações: Fuks, Pessanha, Calixto e Ferraz na Malha Fina“.

As primeiras publicações da Malha Fina

As primeiras publicações da Malha Fina. Foto: Júlia Izumino

Três dos quatro autores publicados em mesa mediada por Tatiana Lima Faria

Três dos quatro autores publicados em mesa mediada por Tatiana Lima Faria. Foto: Júlia Izumino

Vale lembrar ainda que publicamos uma série de entrevistas com os autores, que podem ser acessadas a seguir: “Garcia Pessanha: uma conversa do Fora para o Dentro”, de Débora Duarte, “Mais um pretexto”, de Ellen Maria Vasconcellos, “O que os olhos não estão acostumados a ver: memória de uma entrevista com Julián Fuks”, de Lia Ceron e “A centralidade dos afetos: entrevista a Fabiano Calixto”, de Rodrigo Damasceno.

No mesmo dia do lançamento, também anunciamos os ganhadores da Primeira Convocatória para Publicação Narrativa e Poesia da Malha Fina Cartonera. A convocatória buscava selecionar estudantes da graduação e pós-graduação da FFLCH nunca antes publicados e os vencedores foram: Mauro Augusto de Sousa (Filosofia) e Elvio Fernandes Gonçalves Junior (Letras – Linguística). Seus livros serão publicados no 2º semestre de 2016.

Os vencedores Mauro Sousa à esquerda e Elvio Gonçalves Júnior à direita

Os vencedores: Mauro Sousa à esquerda e Elvio Gonçalves Júnior à direita. Foto: Júlia Izumino

Se por motivos de força maior, infelizmente, o II Seminário Internacional A Poesia como Língua Franca não pôde acontecer, a Malha Fina seguiu seu caminho com a publicação da Antologia Poesia Língua Franca. Composta por 5 poetas e 5 poetisas (em ordem alfabética: Ana Porrúa, Carlos Ríos, Diana Bellessi, Edgardo Dobry, Irina Garbatzky, Jacqueline Goldberg, Jorge Luis Arcos, Néstor Díaz de Villegas, Silvio Mattoni e Sonia Scarabelli) que estariam presentes no evento, a obra é representativa de distintos movimentos da poesia contemporânea na América Latina. O lançamento aconteceu dia 29 de abril no Centro Cultural b_arco. No evento, os tradutores e colaboradores da Malha Fina Cartonera leram poemas da antologia. Este momento foi  gravado e editado por Ana Julia Travia e pode ser acessado em “Uma noite cartonera”.

A antologia em destaque

A antologia em destaque. Foto: Júlia Izumino

A Malha Fina Cartonera junto ao Seminário organizaram duas palestras com poetas e intelectuais que se apresentariam no Poesía Lengua Franca. Ambas as palestras ocorreram na FFLCH. A poeta argentina Anahí Mallol apresentou a conferência “Los traductores poetas y los poetas traductores” e Irina Garbatzky esteve à frente da oficina “Esto no es un performance”. Aqui no blog temos uma entrevista de Irina Garbatzky feita por  Chayenne Mubarack: “Partir da experiência do outro: algumas palavras com Irina Garbatzky“.

A poeta Anahí Mallol

A poeta Anahí Mallol em “Los traductores poetas y los poetas traductores”. Foto: Idalia Morejón Arnaiz

A poeta Irina Garbatzky

A poeta Irina Garbatzky em “Esto no es un performance”. Foto: Idalia Morejón Arnaiz

No dia 4 de junho, a Malha Fina marcou presença na “Feira de Livros Cartoneros: Criações e Publicações” que foi realizada no SESC Santo Amaro. No evento, estavam presentes também a Dulcinéia Catadora, a Sereia Cartonera, a Yiyi Jambo e outras editoras independentes. Além da feira, também ocorreu um bate-papo entre os editores sobre o funcionamento das editoras independentes e cartoneras.

Mesa da Malha Fina na feira de livros cartoneros do SESC Santo Amaro

Mesa da Malha Fina na feira de livros cartoneros do SESC Santo Amaro. Foto: Mariana Costa Mendes

Já em aquecimento para o próximo semestre, foram organizados dois eventos com o poeta, tradutor e ensaísta cubano Omar Pérez (La Habana, 1964). O reconhecido escritor, autor de obras premiadas, proferiu uma descontraída palestra no Centro Universitário Maria Antonia, chamada “Poesia e performance em Cuba: poéticas ilhadas”. Nela, versou  – com direito a demonstrações – das origens da performance na ilha caribenha até a sua própria obra. Além disso, Omar apresentou alguns de seus poemas, sempre acompanhados dos batuques do cajón, na 3ª edição do La Garçonière no Estúdio Lâmina. O momento foi filmado e dirigido por Krefer e logo será divulgado. Ainda na semana em que esteve em São Paulo, Omar foi entrevistado por Pacelli Dias Alves de Sousa e essa entrevista também será divulgada em breve.

Omar Pérez em performance

Omar Pérez em performance durante a 3º Edição do La Garçonière. Foto: Tatiana Lima Faria

No evento no Estúdio Lâmina, foram lançadas exclusivas edições de autor dos livros Vita Cora e Word, confeccionadas por Omar Pérez e Idalia Morejón Arnaiz. Omar Pérez é um dos autores que fazem parte da Coleção de Poesia e Performance da Malha Fina Cartonera e um de seus livros será traduzido por Idalia Morejón Arnaiz e Tatiana Faria Lima e será publicado em 2017.

IMG_20160622_183109468

Edições de autor do livro-poema Word. Foto: Mariana Costa Mendes

Além do livro de Omar Pérez, iremos publicar as obras: 2 Ensaios, de Antonio José Ponte e A Escrita Riscada de Eduardo Lalo. O primeiro traz dois ensaios que versam sobre a figura de José Martí e receberam cuidadosa tradução de Clarisse Lyra. Lalo, autor portorriquenho de obra premiada, foi traduzido por Chayenne Mubarack. Tratam-se de obras inéditas no campo editorial brasileiro e já apontam a plenos pulmões um dos objetivos da Malha Fina: expandir no Brasil o acesso e o conhecimento sobre as literaturas do Caribe. Vale apontar ainda que os livros receberam um belíssimo trabalho gráfico da designer Iara Pierro de Camargo, colaboradora do projeto.

Capas já prontas de 2 ensaios

Capas já prontas de 2 ensaios, de Antonio José Ponte. Foto: Pacelli Dias Alves de Sousa

A Escrita Riscada

Modelo de capa de A Escrita Riscada, de Eduardo Lalo. Foto: Idalia Morejón Arnaiz

Este semestre realmente foi de tirar o fôlego! Voltamos às atividades em agosto!

¡hasta luego!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s