Uma oficina e cinco perguntas a Pavel Herrera

por: Idalia Morejón Arnaiz

No passado domingo 27 de outubro, na Casa de Artes Cubano-Brasileira, a Malha Fina Cartonera realizou uma oficina de confecção de capas cartoneras para nosso próximo lançamento: Mostra de poesia venezuelana / Muestra de poesía venezolana, organizada por Leonardo Rodríguez. Na ocasião, convidamos o artista plástico cubano Josué Pavel Herrera Romero (1979), quem na atualidade desenvolve suas pesquisas em São Paulo, sendo a paisagem a temática que atravessa seus trabalhos. Pavel fez parte do prêmio internacional de pintura ISOLES 2011, Sardenha, Itália, e da Residência Artística da FAAP, São Paulo 2016. Sua última exposição individual, “Demarcação no Horizonte”, foi exibida no espaço independente AT|AL|609 em Campinas, Brasil.

A seguir, o artista explica brevemente sua proposta:

_MG_0304.JPG

Idalia Morejón Arnaiz e Josué Pavel Herrera Romero. Foto: Aryanna Oliveira.

Idalia Morejón Arnaiz: De que modo sua experiência de leitura da Mostra de poesia venezuelana dialoga com a proposta artística das capas?

Josué Pavel Herrera Romero: Na Mostra de poesia venezuelana existe uma ampla diversidade tanto de autores como de linguagens que abordam relações com o contexto. A ideia proposta para as capas tenta abarcar essa diversidade, a partir da tentativa de obter elementos ou recursos que pudessem sintetizar o sentimento colocado na mostra.

IMA: Em que consiste esta proposta?

JPHR: A ideia é utilizar a silhueta do mapa político da Venezuela como elemento protagonista, como símbolo de uma nação, dos pensamentos das pessoas que pertencem a ela. Partindo do mapa como representação, os colaboradores contribuem com diversas nuances, leituras e interpretações relacionadas às suas próprias experiências e referências. Outro elemento para desenvolver a proposta seria a cerca como elemento delimitador de espaços, que ao mesmo tempo faz parte de uma de minhas obras.

_MG_0285.JPG

Pavel ensinando a técnica dos mapas durante a oficina. Foto: Aryanna Oliveira.

IMA: Sabemos que este é um tema central em seu trabalho artístico. Os dois elementos que utilizou, o mapa [da Venezuela] e as cercas, fazem parte da sua poética da paisagem?

JPHR: Ambos elementos estão conectados às relações com o espaço, os limites físicos e essa relação simbólica com a acessibilidade e a circulação. No meu trabalho as fronteiras têm um grande protagonismo, assim como o modo em que se dão as relações humanas a partir das limitações que esses elementos geram.

_MG_0268

Pavel ensinando a técnica das cercas durante a oficina. Foto: Aryanna Oliveira.

IMA: Com relação às técnicas de trabalho para as capas do livro, você poderia comentar como se diferenciam das que você utiliza em suas obras?

O primeiro que fiz foi pensar em processos e procedimentos que fossem acessíveis a todas as pessoas que iriam colaborar na realização das capas. A utilização de máscaras como recurso para a pintura facilitou a multiplicação dos elementos principais (mapa da Venezuela e síntese de uma cerca). E, a partir desse procedimento, cada pessoa poderia interpretar, repensar e utilizar de diversas formas esses símbolos.

IMA: Como artista com formação acadêmica com uma trajetória promissora no mundo da arte contemporânea, como você vê essa experiência cartonera?

JPHR: A experiência foi nova para mim, normalmente desenvolvo os projetos em que trabalho de maneira individual; nesse sentido, o trabalho em equipe estabelece outra relação com a ideia, o conceito desenvolvido. O livro é um suporte no qual eu sempre quis experimentar porque ele em si mesmo possui uma forte carga conceitual que cresce com o conteúdo literário e, por outro lado, sua forma de circulação é mais democrática, com relações afetivas bem diferentes das do consumidor de uma obra de arte nos suportes convencionais.

Tradução do espanhol: Larissa Rosa.

_MG_0401

Capas da Mostra de Poesia Venezuelana. Foto: Aryanna Oliveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s