Editorial

O Selo Editorial Malha Fina Cartonera é um projeto apoiado pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto foi criado em 2014 por Idalia Morejón Arnaiz e Tatiana Lima Faria, e teve como antecedente duas coleções, uma de literatura brasileira e uma de literatura cubana, publicadas por La Sofía Cartonera, editora da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.

O blog, por sua vez, nasce em 2015 como suplemento das atividades realizadas pelo projeto. Procura ser um espaço de reflexão e pesquisa sobre o universo cartonero, além de crítica e pensamento sobre a literatura, especialmente a literatura brasileira contemporânea e a literatura caribenha de língua espanhola, principais objetos de interesse da Malha Fina Cartonera.

Desde o começo, o blog se destinou a propagar o saber cartonero: da produção material dos livros até reflexões sobre este novo modo de produção editorial, surgido na América Latina. Neste sentido, buscaremos abordar aspectos da confecção dos livros, de oficinas feitas pela editora, assim como textos que tratem do fenômeno cartonero a partir de uma perspectiva crítica ou teórica, com vistas a construir um arquivo que efetivamente possa ser consultado pelos interessados na área.

A partir de agora atuamos em cinco frentes* cada qual com um editor:

  • Caindo na Malha Fina, editada por Pacelli Dias Alves de Sousa, é um espaço para a publicação de resenhas e textos críticos inéditos.
  • Modus Operandi, editada por Caroline Costa e Chayenne Orru Mubarack, publica sobre o processo de tradução que está muito relacionado à Malha Fina como projeto cartonero.
  • Na Batida Cartonera, editada por Larissa Pavoni Rodrigues e Mariana Costa Mendes, publicam-se reportagens sobre os eventos da própria cartonera e aqueles para os quais fomos convidados. Além dos Informes Cartoneros, área de divulgação das notícias em geral.
  • Sangria, criada em 2017 e editada por Cristiane Gomes, é uma seção voltada a publicação de novos autores.
  • Transversal, também editada por Cristiane Gomes, refere-se às entrevistas de colaboradores do cenário literário e cartonero.

A comissão editorial agradece a todas e todos que fizeram parte de nossa história e também àqueles que nos ajudam a construir o blog a cada dia.

Comissão Editorial

* Clicando sobre o título de cada seção (Caindo na Malha Fina, Modus Operandi, Na Batida Cartonera/Informes Cartoneros, Sangria e Transversal) você pode ler mais a respeito do conceito editorial de cada uma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s