Retrospectiva – 2º Semestre de 2017

por: Cristiane Santos Gomes, Larissa Pavoni Rodrigues e Mariana Costa Mendes

Foi um semestre de muito trabalho e dedicação para nós da Malha Fina Cartonera. Participamos, com nossa oficina de produção de livros cartoneros, da VI Jornada da Pós-Graduação em Espanhol na FFLCH, apresentamos o trabalho de 4 poetas na Sangria e preparamos nossos novos lançamentos: a antologia Caribe Oriental, Cubanologia, de Omar Pérez, Drástico, de Reuben da Rocha, Não Escrever de Paloma Vidal, Todo o Silêncio de José Luís Peixoto e Ficções, de Bernardo Carvalho, além dos selecionados na convocatória FFLCH/EFLCH.

Representados por Tatiana Lima Faria e com produção da autora portuguesa Nisa Paula, durante o mês de julho ministramos oficinas em Portugal onde as participantes puderam produzir os livros Ficções, de Bernardo Carvalho, Todo o Silêncio, de José Peixoto e O que é ser criança, da própria Nisa Paula. No blog, iniciamos o semestre com a chamada para a oficina de confecção de livros cartoneros durante a VI Jornada da Pós-Graduação em Espanhol, ministrada por Pacelli Dias Alves de Sousa, Chayenne Mubarack e Larissa Pavoni. O evento ocorreu no dia 24 de agosto, na sala 263 da Letras e contou com a participação 15 pessoas aproximadamente. Na ocasião, além de vendermos nossos livros na banquinha, realizamos o pré-lançamento da antologia Diáspora(s), e os participantes puderam confeccionar suas próprias capas do livro e levar seu exemplar para casa.

Por falar em Diáspora(s), a nova antologia da Malha Fina viajou até Campinas em mais uma participação em uma feira de publicação independente, nas mãos dos colaboradores Chayenne Orru Mubarack e Pacelli Dias Alves de Sousa, que escreveram sobre esse evento no post “Feira SUB: Projetos Independentes em Ação“. A Feira SUB ocorreu durante todo o dia 16 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, no centro de Campinas e esteve recheada de programação diversa e pessoas de muitos lugares.

Podemos, na ocasião, apresentar e vender o nosso lançamento do semestre, que conta com uma coletânea bilíngue de poemas de autores cubanos como Rolando Sánchez Mejías, Carlos A. Aguilera, Rogelio Saunders, Pedro Marqués de Armas, Ismael González Castañer, Ricardo Alberto Pérez, José Manuel Prieto e Radamés Molina. O grupo foi responsável por diversos eventos literários ocorridos em Cuba desde o começo dos anos 1990, quando começaram a articular-se, além da edição independente de uma revista homônima veiculada entre 1997 e 2002. Para conhecer mais sobre o grupo de escritores e a antologia, veja a resenha de Pacelli Dias Alves de Sousa em “Diáspora(s)”: vanguarda finissecular em Cuba” e os dois textos de Aryanna Oliveira intitulados “Grupo Diáspora(s): uma poética de ruptura”, divididos em parte I e parte II, em que a autora escreve mais detalhadamente sobre a obra poética de cada um dos escritores reunidos.

A organização da antologia ficou por conta de Idalia Morejón Arnaiz, que também assinou o prólogo do livro em “Notas sobre Diáspora(s)”. As traduções ficaram a cargo de Ellen Maria Vasconcellos, Clarisse Lyra, em trabalhos individuais e Caroline Costa Pereira, Liliana Marlés, Gabriel Bueno, Adriana Silva, Robson Hasmann, Ramiro Caggiano Blanco e Yedda Blanco, em traduções colaborativas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além das três publicações em nosso blog sobre Diáspora(s), publicamos ainda duas entrevistas com autores da antologia cubana. A primeira, em 11 de outubro, feita por Larissa Pavoni em entrevista a Carlos A. Aguilera, falou sobre temas como o início de seu processo de escrita, o papel da poesia no mundo atual, os desafios do mercado editorial, seu poema publicado em Diáspora(s) e seus próximos lançamentos como escritor. Para saber mais sobre a obra deste poeta, confira a entrevista clicando aqui. A segunda entrevista, encerrando o ciclo de Diáspora(s), foi realizada por Bruno Alexandre Fernandes ao escritor Pedro Marqués de Armas, e tratou de temas sobre a formação do grupo que inspirou a nova antologia, a importância que esse grupo teve para sua poesia, a sua experiência como médico rural em Cuba, o teor deleuziano de sua escrita e, ainda, nos brindou com um poema inédito que você pode conferir aqui.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com relação à seção Sangria, tivemos um semestre repleto de postagens, sob coordenação de Cristiane Gomes. A primeira, em 23 de agosto, contou com um poema de Adélia Danielli, publicado no livro Bruta. Em 27 de setembro, publicamos três poemas (Permanece o Mito, O Decifrador e O Sátiro) de César Vicente, aluno de Letras e mais novo colaborador da Malha Fina, já participando das produções cartoneras que virão em 2018. Depois, em 25 de outubro, publicamos Precipitação, poema de Zainne Lima da Silva, também estudante de Letras, colaboradora da Coletiva Literária Entre Irmãs e participante da Antologia Jovem Afro, um projeto do Quilombhoje. Encerrando o semestre e as publicações de estudantes de Letras da nossa faculdade, o último Sangria divulgou um poema do livro Estilhaço, de Samanta Esteves, pesquisadora de literatura feita por mulheres, em especial da obra de Ana Cristina Cesar. Para ter seu trabalho divulgado na seção Sangria, siga as instruções contidas no editorial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este também foi um semestre importante para outras cartoneras, como a Mariposa Cartonera, com o lançamento dos livros Aquarius e Joaquim. Cristiane Gomes fez um post contando mais sobre estes livros e você pode acessá-lo clicando aqui. A Dulcineia Catadora também publicou um livro importante esse semestre, o Dulcinéia, de Thiago Honório, que comemora os 10 anos de existência da Dulcineia Catadora. Fizemos uma breve divulgação do lançamento do livro em um post em nosso perfil no Facebook.

Quanto às feiras e eventos, em outubro, estivemos na II Jornada do Curso Letras/Espanhol de Alunos da Graduação: Diálogos/Interdisciplinaridade e em dezembro na 19ª Festa do Livro da USP, mais um ano em parceria com o grupo GMarx, que disponibilizou em seu estande nossos livros. Além disso, durante todo o semestre estivemos presentes na Macrofonia, um evento mensal de poesia, som e imagem que acontece na Casa da Luz, no centro de São Paulo.

No final de outubro, recebemos a visita de Darío Ares, argentino natural de Rosário que veio a São Paulo com a mala recheada de tecidos de seda e ideias inovadoras para nos ajudar com o novo projeto de capas de Caribe Oriental, a antologia de poesia cubana orientalista que lançaremos no primeiro semestre de 2018. Darío Ares, apresentado por Idalia Morejón e Larissa Pavoni é um multiartista que transita pela vídeo arte, design, literatura, performance, artes plásticas e indumentária. Com toda essa abrangência, participa de vários projetos em Rosário, como o Grupo de Acción Cultural (GAC – Grupo de Ação Cultural), que promove práticas de arte colaborativa desde 2015, e a Rita Cartonera, de quem já falamos em nosso blog aqui. Além desses projetos, existe a Escuela de Diseño de Indumentaria, que funciona hoje em todos os distritos de Rosário. Filiada à Secretaria de Cultura e Educação da cidade, existe como uma escola alternativa e inclusiva, na qual participam alunos de 13 a 70 anos, de distintos níveis socioeconômicos. Nesse projeto, Darío Ares desenvolveu, como professor, junto aos seus alunos e colegas, o projeto “Trece”, uma marca coletiva de moda jovem com referências na arte urbana e no hip-hop, que levanta a bandeira do desarmamento. Em sua companhia, realizamos algumas oficinas para pensar, aprender e produzir as capas de Caribe Oriental, que chegará no início de 2018 com muitas novidades: serigrafia, bordados feitos pela equipe Malha Fina e por Darío, colagens e outras ideias mais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

E 2018 já desponta como um ano de muita produção, iremos lançar Cubanologia, de Omar Pérez, que você pode conhecer através de um trecho da entrevista feita por Pacelli Dias, em ocasião de sua presença no Brasil para uma série de eventos em parceria com a Malha Fina, e a antologia Caribe Oriental, organizada por Idalia Morejón e Pacelli Dias em traduções de Aryanna Oliveira, Bruno Alexandre, Caroline Costa Pereira, Chayenne Orru Mubarack, Clarisse Lyra, Cristiane Gomes, Pacelli Dias Alves de Sousa, Ramiro Caggiano Blanco, Yedda Blanco e apresentada por Aryanna Oliveira em duas postagens, a primeira a respeito do trabalho de Regino Pedroso, Nicolás Guillén, Rodolfo Häsler, Reina María Rodríguez e Raúl Hernández Novás e a segunda apresentando os trabalhos de Lezama Lima, Virgílio Piñera e Severo Sarduy. Além destes, também lançaremos Ficções, de Bernardo de Carvalho e Todo o silêncio, do escritor português José Luís Peixoto, além dos livros dos estudantes da FFLCH/EFLCH selecionados na II Convocatória de Narrativa e Poesia. Por fim, também iremos publicar o inédito Drástico, de Reuben da Rocha e Não Escrever, de Paloma Vidal.

Quanto aos eventos, em março participaremos do Festival Fazetório, no SESC Pinheiros, oferecendo oficinas de produção de livros cartoneros. Além disso, iremos à Feira Relâmpago, a ser realizada em maio no Instituto Cervantes. Também ministraremos uma Oficina Cartonera no Campus da Unifesp, ainda sem data definida.

Nosso muito obrigada a todos os colaboradores da Malha Fina neste semestre voraz e também a todos aqueles que acompanharam nosso trabalho, participaram das nossas oficinas e compraram nossos livros. Lembrando que nosso trabalho não tem fins lucrativos e o que nos ajuda a publicar cada vez mais autores é a venda dos livros. Para adquirir os títulos da Malha Fina, envie um e-mail para malhafinacartonera@gmail.com.br ou entre em contato pelo nosso perfil ou página no Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s