Feira SUB: Projetos Independentes em Ação

por: Chayenne Orru Mubarack e Pacelli Dias Alves de Sousa

Chegamos na Feira SUB às 9h30, precisamente na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, no centro de Campinas. O espaço era grande e contava com um enorme jardim em frente à biblioteca, o qual posteriormente seria ocupado por food trucks, discotecagem e jovens frequentadores, conhecedores ou curiosos da cena editorial independente. Na parte de dentro, a área da biblioteca reservada à feira ocupava dois salões. O primeiro, com o estande dos organizadores da Feira e alguns selos editoriais. O segundo, maior, preenchido com quatro enormes fileiras de mesas, cada uma compartilhada por dois expositores. Esse era o cenário que nos aguardava no sábado, 16 de setembro.

Nos assignaram a mesa 42. Do nosso lado esquerdo, estava a editora L-Dopa, projeto curitibano voltado à publicação especialmente de livros anarquistas e libertários, nos quais se englobam também as obras de seu fundador, Nils Skare. Do lado direito, a editora Incompleta, com sua interessante revista Puñado, dedicada à publicação da literatura de mulheres latino-americanas e que já conta com textos de Elena Poniatowska, Mayra Santos-Febres, Lina Meruane e Inés Fernández Moreno.

Mesa da Malha Fina e companheiros de jornada

Mesa da Malha Fina e companheiros de jornada. Foto: Chayenne Mubarack e Pacelli Dias.

A Feira começou às 11 horas. Os expositores provinham de diversas partes do Brasil e trabalhavam não só com livros, mas também com pinturas, pôsteres, desenhos, camisetas, cartões postais, ecobags e qualquer outro material que possa integrar a categoria de artes visuais impressas. A proposta de colocar esse nicho junto com editoras é muito interessante porque não nos categoriza pelo objeto que produzimos em si (como o livro, no caso da Malha Fina) mas pela maneira artística com que ele é produzido, bem como pela lógica independente.

Feira Sub

Cartaz de divulgação da Feira SUB.

A Feira, obviamente, lotou. Pessoas de distintas cidades passavam por nossa mesa, conversavam conosco, se interessavam pelo projeto. Muitas perguntas surgiam: “vocês fazem mesmo todo o processo?”, “como selecionam o catálogo?”, “quem pensa o projeto das capas?”, “é muito trabalhoso confeccionar uma a uma?”. O formato cartonero segue intrigando o público por sua unicidade e autogestão. Além dessas perguntas, também fomos interpelados por jovens fascinados, que passavam minutos contemplando nossas capas, individualmente, sem perguntar nada, apenas observando e sorrindo. O formato cartonero fascina.

O Coletivo Dulcineia Catadora também estava por lá. A cartonera idealizada por Lúcia Rosa, cujo stand estava no primeiro espaço da biblioteca, separado de nós, que estávamos na segunda parte, também representava esse formato. Muitos visitantes comentavam que haviam se deparado com o projeto dela e ficaram igualmente encantados.

Foto do primeiro salão da Feira SUB

Primeiro salão da Feira SUB. Foto: Chayenne Mubarack e Pacelli Dias.

Segundo salão da Feira SUB

Segundo salão da Feira SUB. Foto: Chayenne Mubarack e Pacelli Dias.

Somado aos expositores, o evento também contou com palestras, oficinas e lançamentos. A programação não se restringiu ao dia 16 e os eventos relacionados à SUB ultrapassaram a data da feira em si. Quanto aos lançamentos, a Malha Fina debutou seu novo livro, a antologia Diáspora(s), cuja resenha você pode ler aqui.

Expositores da Feira SUB

Expositores da Feira SUB. Foto: Chayenne Mubarack e Pacelli Dias.

Para quem afirma categoricamente que o livro morreu, somos obrigados a discordar. Esses espaços nos fortalecem e nos dão vontade de seguir em frente. Ao conversarmos com outros selos editoriais e artistas, vemos que o tipo de livro que fazemos, o que acreditamos e temos como concepção para este objeto, se afirma cada vez mais. A lotação da feira também nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Avante!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s