Chama(da) Cartonera

por: Larissa Pavoni Rodrigues e Bruno Fernandes

A Malha Fina Cartonera lançou a segunda chamada para envio de originais, e realizou o lançamento dos livros de poemas de dois estudantes da FFLCH, selecionados na Convocatória de Narrativa e Poesia (2015-2016).

DSC_4891 (1).JPG

Elvio Fernandes Gonçalves Junior, Idalia Morejón Arnaiz e Mauro Augusto de Souza. Foto: Aryanna Oliveira e Cristiane Gomes.

Na última quinta-feira, 18 de maio, a Malha Fina Cartonera realizou, no auditório do prédio de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o lançamento de dois livros de poemas há muito aguardados. Também foi aberta a Segunda Convocatória de Narrativa e Poesia Malha Fina Cartonera, apresentada neste evento pela professora Idalia Morejón Arnaiz, diretora do projeto, e que, como gostamos sempre de lembrar, visa estimular a vida literária dentro da Universidade, possibilitando que alunos de graduação e pós-graduação publiquem seus livros inéditos em formato cartonero.

Foi assim que o Mauro Augusto de Souza, estudante de filosofia, e o Elvio Fernandes Gonçalves Junior, estudante de Letras/Linguística, publicaram seus primeiros livros de poesia: Crisântemo é um nome bom e O coração em si, respectivamente. Recentemente, publicamos no blog entrevistas com os dois autores, feitas por Aryanna Oliveira. Lá os autores falam mais sobre o processo criativo, o início da escrita, a relação com a família, e outros assuntos que podem ser acessadas aqui: Sobre a grandeza das pequenas coisas: nas entrelinhas de “Crisântemo é um nome bom”, de Mauro Souza e Inspirações para “O Coração em si”: Entrevista com Elvio Fernandes Gonçalves Junior.

Durante o evento desta quinta-feira, houve o lançamento dos dois livros, apresentados pela coordenadora do projeto, Tatiana Faria, que aproveitou para comentar brevemente sobre os dois autores e seus modos, tão raros e distintos, de escrever poesia. Segundo Faria “Mauro coloca toda sua vivência e expressão pela família e por seus sentimentos nos poemas escritos”, já Elvio, complementa, “ao mesmo tempo tão jovem e tão denso em sua escrita, que tornava-se estranho pensar como cabe tanto n’O Coração em si’’. Antes de lerem alguns dos poemas, os autores se disseram gratos e contentes pelo momento, agradeceram a ajuda de amigos da faculdade que lhes mostraram a Convocatória, incentivando-os a participarem.

Com um clima descontraído na mesa do lançamento, Elvio falou mais sobre a importância dos amigos e familiares para sua escrita: “Acredito que a experiência foi imprescindível para a escrita do livro”, e brinca: “quando entreguei os papéis preenchidos nem havia percebido que o prazo tinha passado, mas estava tão seguro que era o dia certo que consegui entregar”, culpando a própria “procrastinação” pelo atraso, porém, ficou mais aliviado quando soube que não tinha sido o único a fazê-lo.

DSC_4866.JPG

Mesa do lançamento com autores: Mauro Augusto de Souza, Tatiana Faria e Elvio Fernandes Gonçalves Junior. Foto: Aryanna Oliveira e Cristiane Gomes.

O poeta estreante Mauro falou sobre sua infância: “Alguns de meus poemas remetem às memórias dessa época, com meus pais e o bairro onde vivia”. Depois comentou o quão bom foi agrupar e enviar seus poemas para a Convocatória: “O trabalho de escritor nunca é terminado, já que sempre penso que algo está errado ou ruim […] Poder finalizar um livro é um alívio, já posso partir para os próximos escritos”.

DSC_4859.JPG

Mesa do lançamento com autores e Tatiana. Foto: Aryanna Oliveira e Cristiane Gomes.

Chegada a hora da leitura dos poemas, Tatiana leu dois de Mauro, intercalando sua leitura com o autor. Elvio convidou dois amigos para a leitura, e se formou um clima ainda mais alegre e divertido. Para encerrar os autores puderam escrever dedicatórias nos livros comprados pelos participantes.

Nossos próximos passos serão agora construir a Segunda Convocatória de Narrativa e Poesia, para que seja abrangente, com a participação de muitos estudantes. Nesta Convocatória, contamos com a parceria da UNIFESP. Nessa nova edição, o formato modificou-se: tanto alunos(as) da FFLCH quanto da EFLCH (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) podem se inscrever e dois de cada faculdade serão os finalistas, com os livros inéditos publicados pela Malha Fina. Neste link, encontram-se os requisitos para participar da Segunda Convocatória de Narrativa e Poesia. Inscreva-se e convide um amigo escritor a desengavetar os textos!

A equipe Malha Fina agradece a todos e todas pela presença, e vamos seguir trabalhando pela difusão da literatura e publicação de novos escritores dentro e fora da Universidade de São Paulo. Essa é a chama de nossa cartonera!

DSC_4888.JPG

Equipe Malha Fina e autores. Foto: Aryanna Oliveira e Cristiane Gomes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s