Uma Desvairada Coletiva & Independente

por: Larissa Pavoni Rodrigues

Aconteceu nos dias 24 e 25 de março a Desvairada – Feira de livros de Poesia de São Paulo, organizada pelos/as poetas/poetizas Marília Garcia, Fabiano Calixto, Leonardo Gandolfi e Tiago Marchesano. A partir da proposta de um coletivo de editoras independentes, o espaço Aldeia 445, localizado à Rua Lisboa, 445 (ao lado da Praça Benedito Calixto) abarcou uma diversificada programação que visou ampliar a difusão, a venda e a leitura de poesia. O evento promoveu também mesas de debate; leituras de poesia; oficina; concurso de vídeo-poemas; performances e atividades para crianças.

Ao procurar trazer poetas e discussões com costumam ter menos visibilidade, mas dentro de um formato já conhecido – o de feira –, a Desvairada uniu o novo e o tradicional em uma proposta atraente. É o caso da leitura de poemas eróticos em libras e do concurso de vídeo-poesia, no qual os ganhadores foram exibidos em uma tela.

Diferente das editoras independentes, o projeto cultural que há nas grandes editoras leva em conta uma ideia de mercado que, em determinado contexto, pode ser considerado padronizado, pensando no produto que é o poema ou o livro de poesia. Confira a seguir um vídeo mostrando um pouquinho de como foi a feira:

Quando falamos de projeto novo e atraente, uma das editoras presentes que nos chamou a atenção foi o coletivo Garupa. Assim como a Malha Fina, o coletivo editorial Garupa nasceu dentro dos muros da Universidade, só que dessa vez na Unirio, em um laboratório de práticas editoriais. O grupo guarda ainda mais semelhanças com a gente: eles produzem uma revista literária eletrônica semestral, pois dali propõem sair da zona de conforto e construir consciência literária. Você os encontra clicando aqui.

IMG_9914

Foto: Caroline Costa Pereira.

Já a Kapulana chama a atenção por possuir um catálogo rico em obras inclusivas, livros infantis de leitura acessível, de literatura africana em língua portuguesa para crianças e adultos, além de crítica literária voltada para o público acadêmico e pouco contempladas no Brasil, como estudos sobre a Literatura Africana de Língua Portuguesa. Seu logo é baseado nas cores e formas das capulanas – panos coloridos que servem como vestimenta de vários tipos em Moçambique. Visite o site da da Kapulana clicando aqui.

Nós, da Malha Fina, além de vendermos os nosso livros, também fomos convidados a ministrar uma oficina cartonera, que tratou desde a edição de livros artesanais até a construção de um catálogo muito bem cuidado, com seus objetivos e nuances. A coordenadora do projeto, Tatiana Faria, junto com os monitores Larissa Pavoni e Pacelli Sousa, e a design gráfica Iara Pierro de Camargo falaram sobre as várias etapas do fazer cartonero. O público – diferente de nossas outras oficinas, majoritariamente formado por pessoas que rodeiam o universo editorial –, contribuiu com experiências e sugestões enriquecedoras.

Além disso, fizemos a pré-venda dos mais novos livros da Convocatória – dos autores Mauro Sousa (Crisântemo é um nome bom) e Elvio Fernandes Gonçalves Junior (O coração em si).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O saldo da feira foi positivo, enriquecedor e transformador. Esperamos reencontrar os editores, poetas e amantes da poesia em mais outras Desvairadas.

Segue abaixo as 24 editoras que participaram do evento:

  1. 7Letras (RJ);
  2. Alpharrabio (Santo André, SP);
  3. Azougue (RJ);
  4. Chão da Feira (BH/SP);
  5. Circuito (RJ);
  6. Córrego (SP);
  7. Corsário-Satã (SP);
  8. Cozinha Experimental (RJ);
  9. Dobra (SP);
  10. Fada Inflada (RJ);
  11. Garupa (RJ);
  12. Grumo( SP-BsAs);
  13. Jabuticaba (SP);
  14. Kapulana (SP);
  15. Lote 42 (SP);
  16. Lumme Editor (SP);
  17. Luna Parque (SP);
  18. Malha Fina Cartonera (SP);
  19. Oficina Raquel (RJ)
  20. Patuá (SP);
  21. Pitomba (MA/SP);
  22. Quelônio (SP);
  23. treme~terra (SP) e;
  24. Urutau (SP).

Não se esqueça de acessar o blog da Desvairada: http://desvairadasite.wordpress.com/!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s