Cariocas por quatro dias: a Malha Fina na LER – Salão Carioca do Livro

por: Larissa Pavoni Rodrigues e Mariana Costa Mendes

Entre os dias 24 e 27 de novembro, a Malha Fina Cartonera desembarcou no Rio de Janeiro para participar da LER – Salão Carioca do Livro, no Píer Mauá, espaço conhecido por estar próximo ao Boulevard Olímpico, mas que se transformou em um grande Boulevard Literário!

O evento cultural festejou a literatura com uma diversificada programação, das 10h às 21h. Durante os quatro dias, a programação do evento contou com a presença de vários escritores, escritoras e artistas reconhecidos que você poderá conferir no vídeo abaixo.

Foi a primeira edição do evento que provou sua magnitude, com a participação de 80 mil pessoas aproximadamente – número esperado pela organização –, em que os amantes da literatura se encontraram com escritores, diversas editoras e livrarias, e atrações para todas as idades: mesas redondas, lançamentos de livros, bate-papos e oficinas, exposições interativas, apresentações teatrais, encontros com blogueiros, saraus abertos, entre outras atividades com entrada gratuita para o público.

Tal celebração do livro marcou a nova “era” da zona portuária, tão importante para a gêneses da cultura carioca, local onde mercadorias, pessoas, ideias chegavam e passavam, misturando-se ao ritmo da cidade. Agora, renovado e mais acessível aos cariocas, o espaço demonstrou ser ponto de fusão entre a tradição e a inovação na LER – Salão Carioca do Livro, em que escritores novos e consagrados, livros recém-publicados ou não foram promovidos abertamente.

Em matéria de inovação, a participação da Malha Fina Cartonera e da Mariposa Cartonera consagrou o espaço das editoras independentes e artesanais, em um stand construído em conjunto, no qual vendemos tanto nossos livros quanto os da Mariposa, vindos de Recife.

IMG_20161124_105316484.jpg

Livros da Mariposa Cartonera. Foto: Mariana Costa Mendes.

Além de vender os livros cartoneros, tivemos a oportunidade de estar ainda mais em contato com o público em duas oficinas, oferecidas no espaço Oficina Literária no sábado e no domingo, em que explicamos o nosso projeto para cerca de 50 pessoas, entre crianças e adultos, e demonstramos o fazer do livro cartonero. Esperamos, com isso, que nosso objetivo seja alcançado e aquilo que nos motiva – os vários professores, professoras, pais, crianças, estudantes, escritores, inspirem-se no projeto cartonero e sigam (re)produzindo uma literatura mais acessível, artesanal, presente.

img_20161126_185248133

Oficina Cartonera durante a LER. Foto: Mariana Costa Mendes.

Ficamos impressionadas com a recepção do público em geral. Muitas pessoas passaram por nós e puderam nos ouvir e conhecer o universo cartonero, além de comprarem nossos livros, e levarem consigo nosso contato e o catálogo de nossas publicações. Para nós, foi muito gratificante e renovador cada momento que passamos ali aprendendo, ensinando e trocando estas experiências com os leitores. Enfim, uma viagem para ficar na memória!

Agradecemos ao Wellington de Melo, da Mariposa Cartonera, pelo convite e à toda equipe de organização da LER – Salão Carioca do Livro, principalmente ao Julio Silveira, curador da LER.

Editoras e livrarias que participaram como expositores:

Livraria Travessa, Livraria Berinjela, Grupo Autêntica, Mórula Editorial, Livraria Leonardo da Vinci, Imã Editorial, Blooks Livraria, Malha Fina & Mariposa Cartoneras, Pipoca Press, Kitabu Livraria Negra, Edições de Janeiro, Panda Books, Folha Seca, Mauad, Booklook, Editora Cidade Nova, LSM distribuidora de livros, A Bolha Editora, Carambaia, Paulus Livraria, Sebo Baratos da Ribeiro, Roça Nova Editora, Livraria Eldorado, Copabooks, Associação Estadual de Livraria do Rio de Janeiro, Beleléu, Babilônia Cultura Editorial, Livraria República, Paulinas Editora, FEB. (Fonte: 1001 Roteirinhos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s