Malha Fina Cartonera nos Jardins das Academias

por: Andrés Hernández

No último dia 11 de novembro foi inaugurada, na sala de exposições do Laboratório Experimental de Artes (Aquário), da Universidade Federal de Uberlândia, a exposição Dos Jardim das Academias, sob os cuidados de Andrés Hernández, curador de arte, professor e doutorando pelo Instituto de Artes da UNICAMP (IA).  Em palavras da equipe curatorial, integrada por Allan Yzumizawa, Eder Aleixo e Giovanna Pontes, esses trabalhos se apresentam “como index dos quais indicam possíveis frutos desses jardins (universidades). Possíveis frutos, pois às vezes eles ainda não existem, muitas vezes não chegam a existir. Por isso a importância de cultivá-los, fazê-los germinar com força e constância. Diante de crises políticas e educacionais; de greves de professores, estudantes e funcionários, e do silencio acadêmico para a comunidade, como podemos adubar essa terra que se torna cada vez mais infértil, como podemos cuidar desses jardins? Nesse espaço, os jovens artistas envolvidos tiveram voz, e como resultado disso apresentam aqui minúsculas partículas, e não por isso irrelevantes, da arte que por vezes passa desapercebida nas esferas das instituições de arte; tanto na discussão dos processos de criação como de apresentação.  Estes artistas são as vozes das próximas, e também já presentes gerações de pensamento e novas concepções. Diante desse todo grande potencial, resta a pergunta: Como podemos adubar a terra, podar as folhas doentes, eliminar as pragas para que possamos colher frutos sadios?”.

O projeto “No jardim das academias” propõe promover através das etapas constituintes de uma exposição de artes visuais o contato e fortalecimento do intercâmbio cultural e pedagógico entre alunos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); assim como fomentar o diálogo de forma coletiva e individual de suas produções, impulsionando a preparação dos mesmos como artistas, curadores, pesquisadores, críticos e agentes artísticos. Sua abertura e montagem contaram com a integral colaboração dos alunos expositores, oferecendo a chance de acompanhar e participar de todas as etapas da exposição como catalogação de obras, montagem, pesquisa, curadoria entre outras, culminando em uma conversa coletiva na abertura expondo a resolução do processo vivenciado ao público.

img_4280

Foto: Andrés Hernández

A exposição acontece como desdobramento do trabalho desenvolvido na disciplina  AP 240 Ateliê Experimental Multidisciplinar II no primeiro semestre de 2016, no Instituto de Artes da UNICAMP, ministrada pelo curador e professor Andrés Hernández,  resultante do Edital PEVG (Professor Especialista Visitante na Graduação) – edição 2016/1 promovido pela PRG Unicamp (Pró Reitoria de Graduação), especificamente da exposição “No jardim da academia” realizada na Galeria do Instituto de Artes (GAIA) de 18 à 31 de maio de 2016, com 26 trabalhos executados durante a disciplina e expostos na mostra e que serviram também para a elaboração dos folders individualizados da exposição.

Participaram também alunos da graduação em Artes Visuais da UFU que fazem parte da exposição pelos 20 anos do MUNA (Museu Universitário de Arte), também em Uberlândia, que desenvolveram capas de livros personalizadas para contribuir com o projeto selo editorial Malha Fina Cartonera, da Universidade de São Paulo, auspiciado pelo Programa Unificado de Bolsas dessa instituição.

É importante ressaltar que o projeto possibilitará promover ações multidisciplinares que irão proporcionar a troca de ideias e conhecimento entre alunos, educadores e pesquisadores, além da ocupação e ampliação da relação entre seus espaços culturais, fortalecendo um vínculo muito prolífico à comunidade acadêmica e favorecendo futuras aproximações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

projeto-dos-jardins-das-academias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s