Da lâmina à malha fina: da poesia à performance

por: Larissa Pavoni Rodrigues

Localizado no centro histórico de São Paulo, próximo ao Vale do Anhangabaú e do Edifício Martineli, o Estúdio Lâmina é um espaço cultural que promove diálogo entre diversas modalidades, reunindo Artes Visuais, Música, Fotografia, Literatura, Poesia, Performance, VideoArte, Cinema, Teatro, Dança, Moda e Circo (fonte). Criado em 2011 para ser um estúdio criativo em movimento, essa casa-galeria é, hoje, uma residência artística em um antigo apartamento da década de 40.

Espaço de troca, invenção e diálogos de arte contemporânea, abrigado no quarto andar do prédio da São João com a Líbero Badaró, o Estúdio Lâmina nasce com a proposta de ser um Espaço de Cultura Independente. Estimula e divulga o trabalho de novos artistas da cena contemporânea, localizado no centro do que era, em meados do século XX, a mais importante e nobre zona de São Paulo.

Nesses tempos antigos de 1917, perto desse mesmo local, na própria Rua Líbero Badaró, 67, 3º andar, sala 2, funcionava a Garçonière de Oswald de Andrade. Durante dois anos, o local servia de ponto de encontro entre o escritor e seus amigos, mulheres, amantes, sendo a principal a adolescente Maria de Lourdes Pontes, uma estudante de 16 anos do Colégio Caetano de Campos, chamada pelo escritor de Miss Cyclone e que fascinava a todos por frequentar esse tipo de lugar. Entre os admiradores e frequentadores estavam Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto, Di Cavalcanti, Monteiro Lobato, Menotti del Picchia, entre outros (fonte).

Sem dúvida, a Garçonière da época de Oswald de Andrade foi marcante para a literatura paulistana desse tempo. Nesse local de muita história, discussão, brigas, amores e manuscritos pelo chão, aconteceu o grande ensaio do que seria a Semana de Arte Moderna de 1922: assim, os frequentadores do covil oswaldiano anteciparam a era modernista. Oswald de Andrade compôs ali o primeiro esboço do seu romance Memórias Sentimentais de João Miramar, publicado em 1924, sendo uma grande obra da literatura modernista.

Hoje, “num prédio muito parecido ao da Garçonière oswaldiana, o artista Plástico e Curador Luciano Corta-Ruas e o Editor e Poeta Vanderley Mendonça são curadores de uma casa-galeria a apenas cem metros de onde funcionou a de Oswald de Andrade. A moderna Garçonière do século XXI abriga amigos, poetas, escritores, artistas e convidados numa das salas do Estúdio Lâmina (galeria e ateliê que reúne artistas residentes de várias partes do Brasil e estrangeiros). Com o mesmo espírito modernista de paradoxo, fraternidade, arte & vida, os organizadores abrem as portas ao público uma vez por mês.” (fonte)

Em 21 de novembro de 2015 tivemos uma primeira experiência nesse local, quando houve o lançamento dos livros da Coleção Especial da parceira Mariposa Cartonera: o “Caderno de Vias Paralelas”, de Idalia Morejón Arnaiz, a diretora do projeto Malha Fina Cartonera. Nessa ocasião, também tivemos participação do escritor e editor Wellington de Melo e leitura com a poeta Idalia.

Na Garçonière de Junho de 2016 terá muita arte, música e poesia. Nesse próximo evento do Estúdio Lâmina, dia 18 de Junho, a Malha Fina irá participar com o lançamento de Cubanologia, do poeta cubano Omar Pérez, traduzido por Tatiana Lima Faria e Idalia Morejón Arnaiz. A Programação desse dia será a seguinte:

PROGRAMAÇÃO (Retirada do Evento do Facebook – Estúdio Lâmina):

https://www.facebook.com/events/120306768389367/

Sábado, 18 de Junho de 2016
Das 20 h às 24 h

POESIA E LEITURAS:

  • Stefanni Marion lê “Meus documentos”, de Alejandro Zambra, e “Crônicas de motel” de Sam Shepard.
  • Tatiana Lima Faria e Idalia Morejón Arnaiz recebem o poeta cubano Omar Pérez, que lança Cubanologia (Malha Fina Cartonera)
  • Jorge Ialanji Filholini lê “Somos mais limpos pela manhã” (Selo Demônio Negro, 2016), com participação do poeta Everton Behenck, que também fará leitura de poemas de seu novo livro “Nada mais maldito que um amor bonito”.
  • Nada não, Canções de Álvaro Faleiros
  • d’estado, enviés, golpe: sousândrade, querida: leitura dentro dos ritos da delação premiada: ecos dos prelos do nfrn d wll strt por RIVΞЯΛO

PERFORMANCES:

Oswaldakovski, uma homenagem a Boris Schnaiderman, por Lucio Agra

Duo d’ Esgrima, com Vanderley Mendonça e Rodrigo Baldin.

MÚSICA:

  • Lua Rodrigues e Diruajo
  • Kessidy Kess

LANÇAMENTOS:

  • MAIAKÓVSKI, Fotolivro de Neide Jallageas. Edição de 30 exemplares numerados e assinados; KARTINI – Kinoruss Edições. Encadernação artesanal.
  • O GUESA, de Sousândrade. Selo Demônio Negro. Edição de Vanderley Mendonca; Prefácio de Augusto de Campos.
  • O LIVRO DA GARÇONIÈRE, para registro e anotações dos convidados.
  • CUBANOLOGIA, de Omar Pérez. Trad. Tatiana Lima Faria e Idalia Morejón Arnaiz (Malha Fina Cartonera)

O endereço é Avenida São João, 108 (Esquina com Rua Líbero Badaró), a entrada custará R$ 15,00 e terá uma bar no local para tomarmos algo enquanto se vê toda essa programação multiartística, revivendo a época em que se iniciou a arte nesse lugar.

Contamos com a presença de vocês em mais um evento de participação da Malha Fina!

8

Fonte: Facebook.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Extras:

Artistas ocupam prédio desabitado no centro histórico de São Paulo. Objetivo do grupo de cerca de 100 pessoas é transformar o edifício de 13 andares em espaço para residências artísticas, centro cultural e de capacitação: http://oglobo.globo.com/cultura/artistas-ocupam-predio-desabitado-no-centro-historico-de-sao-paulo-12439661

Diário caótico do romance de Oswald e Deisi: http://outraspalavras.net/posts/diario-caotico-do-romance-de-oswald-e-dei

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s