O que é uma editora cartonera?

A história das editoras cartoneras começa na Argentina em 2003 com a fundação do selo editorial Eloísa Cartonera, por iniciativa do escritor Washington Cucurto e do artista plástico Javier Barilaro. Conhecidas por fundarem o movimento cartonero, as editoras que praticam esta modalidade de edição estão espalhadas por diversos países da América Latina, Europa e África.
Os livros cartoneros são produzidos artesanalmente com papelão proveniente de caixas descartáveis coletadas nas ruas ou comprado diretamente com os catadores de papelão por um valor superior ao oferecido pelas empresas de reciclagem. O papelão é reutilizado como capa de livro, após ser cortado e pintado à mão em oficinas ou ateliês através do trabalho de criação em equipe.
O principal objetivo do movimento cartonero é publicar livros de qualidade literária a baixo custo, promovendo a difusão e circulação da literatura com a participação de diversos setores da sociedade no processo de produção: catadores de papelão, estudantes, escritores, artistas plásticos e tradutores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s